Anfitriãs da Airbnb em Portugal ganharam em conjunto mais de 122 milhões de euros em 2017

São cada vez mais as mulheres de todo o mundo que partilham o seu alojamento e os seus conhecimentos através da Airbnb para obter um pequeno rendimento extra. Globalmente, o género feminino é maioritário na plataforma: 55% dos anfitriões dos alojamentos são mulheres, com metade a representar todas as experiências disponibilizadas. O crescimento chave dessas microempresárias da hospitalidade pode ser confirmado nos dados revelados pela Airbnb por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

De acordo com os números da plataforma, as anfitriãs que usam a Airbnb obtiveram globalmente 22.000 milhões de dólares (16.300 milhões de euros) na última década. Este rendimento aumentou exponencialmente em 2017: apenas nos últimos doze meses, as mulheres anfitriãs com alojamentos disponibilizados através da plataforma ganharam cerca de 10 milhões de dólares (quase 8.100 milhões de euros), um valor equivalente ao lucro registrado nos nove anos anteriores.

No caso de Portugal, as anfitriãs com alojamentos anunciados na Airbnb receberam coletivamente um pouco mais de 122 milhões de euros em 2017, enquanto uma anfitriã típica ganhou cerca de 3.700 euros partilhando a sua casa ou os seus conhecimentos durante o ano passado.

Curiosamente os Estados Unidos são o país do mundo com mais mulheres anfitriãs, seguidos pela França, Itália, Grã-Bretanha e Espanha. Portugal surge na 11ª posição dos países europeus com mais mulheres anfitriãs na plataforma Airbnb.

Iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino

Além de milhões de incríveis anfitriãs que possuímos, a Airbnb também se orgulha das parcerias que celebra com organizações de apoio a empreendedoras em todo o mundo.

Na Índia, por exemplo, a plataforma está a trabalhar com a Associação das Mulheres Trabalhadoras por Conta Própria, que representa uma das maiores organizações sindicais femininas do país, para promover oportunidades para as mulheres que vivem em ambiente rural.

A parceria da Airbnb com a Vital Voices por outro lado, já apoiou a deslocação de mulheres empresárias em viagens para a criação de redes de contactos e para o desenvolvimento profissional. A Airbnb associou-se também à Open Africa para criar novas condições de sustento, através do alojamento local, às mulheres de áreas rurais em toda a província do Cabo Ocidental, na África do Sul.

Por fim, a Airbnb trabalhou ainda com a SP Business (SP Negócios), uma entidade ligada à Prefeitura da cidade de São Paulo, com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino no setor das tecnologias no Brasil, ao receber empresárias nos escritórios da Airbnb em São Francisco, EUA.

“Tal como confirmam os dados que agora revelamos, as mulheres são as grandes promotoras da comunidade Airbnb e estamos orgulhosos por ser a plataforma de viagens onde elas podem desenvolver seu espírito empreendedor e promover as suas capacidades no setor da tecnologia, através de diferentes projetos à volta do mundo “.

Arnaldo Muñoz, Diretor geral da Airbnb Marketing Services em Espanha e Portugal